Ação da Cidadania
Desde 1993, o coração do trabalho da Ação da Cidadania é o combate à fome e a miséria. Idealizado pelo nosso fundador, Herbert de Souza, o Betinho, temos isso como principal objetivo. A Ação apoia projetos nas áreas de agricultura familiar, segurança alimentar, luta por políticas públicas de combate à fome e ações diretas para redução da fome e miséria nas comunidades em que atua, através de sua extensa rede de comitês comunitários. Num contexto catastrófico de mais de 80milhões de brasileiros em algum grau de insegurança alimentar, mais de 10 milhões de pessoas passando fome no Brasil e tendo em vista as eleições municipais deste ano, a Ação da Cidadania criou a Agenda Betinho com 40 propostas para garantir, desenvolver e fortalecer políticas públicas municipais de Segurança Alimentar eNutricional no país.
Saiba mais no site institucional
CIEDS
Há 23 anos, promovemos um Brasil melhor para todos por meio de projetos, programas e ações que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro e, acima de tudo, prosperidade. Fazemos tudo isso construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de nosso país.
Desenvolvemos projetos sociais em todo o país através da articulação de parcerias estratégicas com empresas privadas, organizações, fundações e iniciativas. Abordamos temas como fortalecimento da educação pública, democratização da cultura, empreendedorismo juvenil, desenvolvimento comunitário e assessoria na implementação de políticas públicas socioassistenciais. Assim, proporcionamos a dignidade e a cidadania dos participantes.
Saiba mais no site institucional
Gastromotiva
Utilizamos o alimento como ferramenta de transformação social através da educação, inclusão e combate ao desperdício.
Trabalhamos para gerar impacto social positivo no Brasil, México e El Salvador, e apoiamos projetos de gastronomia social em todo o mundo através do Movimento da Gastronomia Social.
Saiba mais no site institucional
Instituto Dara
O Instituto Dara é uma organização da sociedade civil independente, pioneiro no mundo no trabalho intersetorial com determinantes sociais da saúde e criador de uma tecnologia social para combater a pobreza extrema. O Plano de Ação Familiar (PAF) é uma metodologia intersetorial premiada capaz de gerar resultados duradouros em cinco áreas-chave: saúde, renda, educação, moradia e cidadania.
Em mais de 30 anos de trajetória, o Instituto Dara impactou a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade extrema e inspirou novos projetos e políticas públicas ao redor do mundo.
Antigo Saúde e Criança Renascer, o Instituto Dara recebeu mais de 50 prêmios e homenagens dentro e fora do Brasil, como a melhor ONG da América Latina e a 21ª do mundo em 2022 pela NGO Advisor.
Criado em 1991 pela médica Vera Cordeiro, o Instituto Dara trabalha com governos e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em conhecimento científico e social.
Saiba mais no site institucional
Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas
O IPÊ é considerado uma das maiores ONGs ambientais do Brasil, possui título de OSCIP e tem sede em Nazaré Paulista (SP). O Instituto, que começou com o Projeto Mico-Leão-Preto, agora conta com mais de 80 profissionais trabalhando em mais de 30 projetos por ano, em locais como o Pontal do Paranapanema e Nazaré Paulista (SP), Baixo Rio Negro (AM), Pantanal e Cerrado (MS).
Uma das preocupações do IPÊ desde a sua criação é a transferência do conhecimento adquirido em suas pesquisas de campo. Para isso, em 1996, o Instituto criou o CBBC – Centro Brasileiro de Biologia da Conservação, para cursos de curta duração, que evoluiu, em 2006, para a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, oferecendo Mestrado Profissional e MBA.
Saiba mais no site institucional
PUC Rio
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio; Faculdade Católicas) é uma instituição comunitária científico-tecnológica de educação superior, de direito privado, sem fins lucrativos que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade.
Ao longo de mais de 80 anos de existência em que mais de 144 mil pessoas já obtiveram alguma titulação acadêmica, busca a excelência na pesquisa, no ensino, extensão e na inovação [social] para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções. Esses profissionais são inseridos na realidade brasileira e formados para colocar a ciência e a técnica sempre a serviço do homem, colaborando através dos conhecimentos adquiridos na Universidade Empreendedora para a construção de um mundo melhor.
Saiba mais no site institucional
Rede Asta
Criamos ações que conectam nano empreendedoras a oportunidades para gerar renda, ter liberdade financeira e de escolha. A Rede Asta é um negócio social brasileiros que atua na valorização do artesão nacional, comercializa suas peças, sendo mais de 80% da produção feita com técnicas de upcycling. Isso é, com reaproveitamento e materiais. No Espaço Asta atendendemos pessoas físicas e temos um atendimento personalizado para empresas que desejam transformar seus resíduos em produtos de consumo próprio ou presentes para seus públicos com responsabilidade social e ambiental.
Saiba mais no site institucional
Sistema B
O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, e responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país. O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir o sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
Saiba mais no site institucional
Uniperiferias
A Universidade Internacional das Periferias atua no desenvolvimento de uma rede internacional dedicada à formação de sujeitos, produção de conhecimentos e de ações que visibilizam e fortalecem as potências das periferias. Somos uma universidade da sociedade civil, projetada pelo Instituto Maria e João Aleixo, e nos dedicamos à formação de especialistas em periferias, produção de conhecimentos e ações que visibilizam e fortalecem as potências das periferias. Atuamos no desenvolvimento de uma rede internacional e trabalhamos para construir uma agenda social e política que tenha como eixo os interesses da grande maioria da população, em particular mulheres, povo negro, povos originários e pessoas periféricas.”
Saiba mais no site institucional