A Fundação Abrinq, que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, compilou e analisou os principais indicadores relacionados à temática no Brasil.

O resultado é a publicação Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil 2024, disponível no site da instituição. Os resultados são relacionados às Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
As análises tem como o objetivo de contribuir com as decisões e prioridades em políticas públicas e para o conhecimento da situação da infância e adolescência no Brasil. Além de um material de consulta, a instituição espera que os dados e análises apresentados na publicação possam servir para auxiliar organizações e profissionais na incidência política e na luta pela garantia e promoção de direitos da infância e da adolescência.

Entre os dados disponibilizados que chamam a atenção está a questão da pobreza. No Brasil, quase 46% das crianças e adolescentes com até 14 anos de idade vivem em domicílios cuja renda per capita mensal é de até meio salário mínimo, conforma mostra o gráfico abaixo.

 

 

 

Meta 3.7 — Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços e insumos
de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento reprodutivo, a
informação e a educação, bem como a integração da saúde reprodutiva
em estratégias e programas nacionais.

 

Array