Este artigo faz parte do conjunto de atividades promovidas pelo projeto Programação Artístico Familiar – PAF – PRONAC 223723 desenvolvido pelo Instituto Dara, apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O projeto Programação Artístico Familiar é voltado ao desenvolvimento de atividades e oficinas de arte terapia para crianças entre 4 e 12 anos, em encontros semanais. O objetivo do projeto é estimular a produção artística de crianças em situação de vulnerabilidade social, promovendo a arte como motor de transformação social.
O desenvolvimento das atividades respeita a fase do desenvolvimento de cada criança, conforme descrito abaixo.
7 a 11 anos
Atividades: jogo de tabuleiro; dominó; circuitos; gincanas; batata quente; o que é o que é; futebol; boliche; twister; teatro.
Nesta fase, espera-se que as crianças:
– Estejam desenvolvendo o raciocínio lógico e mais adeptas ao uso da lógica.
– Estejam desenvolvendo a capacidade de compreender e aceitar os limites acordados, bem como pensamentos, percepções e opiniões diferentes dos seus.
– Estejam desenvolvendo a compreensão sobre seus sentimentos, pensamentos e emoções.
12 anos
Atividades: criação de quadrinhos; músicas e criação de rimas; rodas de conversa; teatro; desenho.
Nesta fase, espera-se que as crianças:
– Estejam desenvolvendo o pensamento abstrato.
– Estejam desenvolvendo a capacidade de planejar e pensar sobre seu futuro.
– Estejam desenvolvendo a capacidade de raciocinar sobre situações hipotéticas.
É importante lembrar que esta divisão é organizada de forma didática, porém cada criança possui seu contexto particular, que permitirá mais ou menos compatibilidade de sua idade com as habilidades anteriormente descritas.
A atuação do pedagogo e do arte terapeuta
No âmbito do projeto, o pedagogo e o arte terapeuta exercem as seguintes atividades:
– Observa o desenvolvimento infantil, além de ouvir, criar, organizar, executar e avaliar estratégias, métodos e recursos pedagógicos que permitam entender as habilidades de cada criança de acordo com os diferentes ritmos, próprios do desenvolvimento. O profissional também olha para a escola e para a família, uma vez que, para o pleno desenvolvimento infantil, o engajamento de responsáveis e educadores é fundamental.
– Planeja as atividades com o psicólogo para identificar qualquer comportamento que possa afetar o desenvolvimento infantil. Também participa do diagnóstico com a equipe de Psicologia.
– Monitora o desenvolvimento de cada caso e fornece orientações para pais e mães trabalharem em casa as demandas pedagógicas apresentadas na recreação.
– Realiza orientação diária sobre as atividades e reuniões mensais com os voluntários.