As pesquisadoras Dra. Martha Macedo de Lima Barata (Fiocruz) e Dra. Rosana Therezinha Queiroz de Oliveira (Fiocruz/UFF) conduziram uma pesquisa qualiquantitativa com o objetivo de avaliar a aderência da metodologia social do Plano de Ação Familiar (PAF) do Instituto Dara à política pública de promoção da saúde (PNPS, art.4º, 2015), por meio da aplicação da Matriz de Avaliação de Programas de Promoção da Saúde (Oliveira et al., 2017).

Oliveira et al. (2017) desenvolveu uma Matriz de Avaliação de Programas de Promoção da Saúde, construída por meio de indicadores qualiquantitativos e multidimensionais, baseados nos nove princípios da Política de Promoção da Saúde: equidade, participação social, autonomia, empoderamento, intersetorialidade, intrassetorialidade, sustentabilidade, integralidade, territorialidade (Portaria MS/GM nº 687/2015).

Já o Instituto Dara atua há mais de 30 anos na promoção da saúde e do desenvolvimento humano por meio da Tecnologia Social: Plano de Ação Familiar (PAF). O PAF é uma abordagem integrada, intersetorial e multidisciplinar de combate à pobreza. A metodologia PAF tem atuado nos determinantes sociais da saúde. E ainda, para a melhoria das condições de saúde, da qualidade de vida e da transformação social de famílias vulneráveis.  Por meio do protagonismo de cada família e acesso a seus direitos, o PAF contribui para a inclusão e redução das desigualdades sociais.

O resultado da aplicação da Matriz de Avaliação de Programas de Promoção da Saúde apontou uma aderência significativa do PAF aos nove Princípios. Tal aderência confirma a efetividade da Metodologia Social: PAF para a política pública de promoção da saúde do País.

 

Array