No Instituto Dara, mostramos como a presença dos responsáveis no aprendizado das crianças e dos adolescentes é fundamental e impacta o desempenho escolar

Pais e educadores juntos

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”, dizia o educador Rubem Alves. Quando se fala em educação, a escola em geral é a instituição que vem à mente. Mas a família também tem seu papel na educação das crianças e dos jovens. Para “mostrar a vida” às crianças e aos jovens, educadores e responsáveis devem caminhar juntos.

Aqui no Dara, parte do trabalho da área de Educação é conscientizar sobre a importância das famílias na vida escolar de crianças e adolescentes. Não basta ter crianças e adolescentes matriculados. É preciso que eles frequentem a escola. Esses primeiros passos são acompanhados por nós durante os atendimentos mensais das famílias.

A educação em números

Muitas vezes a educação não teve chance de ser priorizada pelos responsáveis na idade adequada, entre a realidade do público que atendemos. No Brasil, 51% dos adultos não concluíram o ensino médio, segundo dados de 2019 do IBGE. A necessidade de trabalhar para ajudar em casa é um dos principais motivos e essa interrupção se reflete nas próximas gerações.

Queremos mostrar caminhos para quebrar esse ciclo e apoiar para que seja diferente com seus filhos. Para isso, é preciso mostrar não apenas a importância da educação, mas que esse incentivo agora, com pequenas atitudes, pode contribuir para o futuro das crianças e adolescentes.

Nosso foco — e uma das atividades mais desafiadoras — é mostrar aos responsáveis a importância de se fazerem presentes na vida escolar das crianças. A escola é complemento da família. Se a presença for assídua, como defendemos aqui, a criança passa boa parte do dia na escola. Sendo assim, o responsável precisa saber o que está acontecendo nesse ambiente. Conversar com professores, olhar o caderno de atividades, buscar na escola e garantir a frequência nas aulas são pontos fundamentais e básicos.

Os desafios dos pais

Mas as crianças e jovens podem ser prejudicados em meio aos desafios que as famílias enfrentam. Se não der para mudar a rotina e ajustá-la aos horários de entrada e saída da escola, a criança acaba faltando bastante, por exemplo. Acompanhar a criança na tarefa de casa pode ser complicado depois de um dia exaustivo? Sim, mas é necessário. Mostramos que é preciso ser diferente. Eles devem ser prioridade dos responsáveis, para que colham no futuro o que estão plantando hoje.

Sem essa presença, a mensagem que pode ficar é que estudar não é tão relevante assim. Aproveitar esse momento para conversar e saber como eles estão se sentindo é uma boa alternativa para formar vínculos de afeto. São nesses pequenos momentos que se dá a riqueza da convivência e são eles também que vão impactar no futuro e no adulto que eles querem que seus filhos se tornem.

Por isso, não é só sobre alfabetização, matemática ou ciências. É sobre criar seres humanos, que precisam de atenção, cuidado e informação. Convidamos os familiares a refletir: o que você pode modificar hoje na sua rotina que vai valer a pena no futuro?

Nosso trabalho é muito focado no que eles querem construir no presente para colher no futuro. E, principalmente, na conscientização de que o hoje já faz parte do futuro e que, para termos adultos melhores, precisamos começar a construir isso já.

Array