Superar a tragédia da fome e garantir o direito à alimentação saudável para todos ainda é um grande desafio para muitos países. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que em 2023, o número de brasileiros em insegurança alimentar grave caiu de 33 milhões para 8,7 milhões, passando de 15,5% da população para 4,1%. Ainda assim, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 735 milhões de pessoas passam fome no mundo.

No Brasil, a Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, formou ao longo de mais de 30 anos de trabalho uma rede nacional de mobilização e luta pela erradicação da fome e da miséria. Mantendo o legado do fundador, a Ação da Cidadania apresenta a Agenda Betinho, com o objetivo de  contribuir com a garantia, desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas municipais de Segurança Alimentar e Nutricional em todo Brasil. O documento busca o engajamento da gestão pública e da população, mas também é voltado para  lideranças comunitárias, para apoiar as ações desenvolvidas pela Rede de Comitês da Ação da Cidadania em todo Brasil, além de contribuir com o alcance das metas da Agenda 2030 com foco nos ODS 01, 02 e 10.

A Agenda Betinho apresenta 40 propostas na área de Segurança Alimentar e Nutricional em quatro áreas: produção e abastecimento de alimentos saudáveis; acesso à alimentação saudável; fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a educação alimentar e nutricional (EAN).
A 3a edição da Agenda Betinho está disponível no site da Ação da Cidadania.
Array