O Pacto Nacional pelo combate às Desigualdades promove em agosto de 2024 uma semana de lançamentos e debates acerca das desigualdades brasileiras. O Pacto é formado por dezenas de organizações da sociedade civil que trabalham pela equidade em diversas dimensões, e tem por objetivo destacar a transversalidade de raça/cor, gênero, renda e território nas suas análises e articulações políticas.

De 26 a 29 de agosto a iniciativa promove uma série de eventos para lançar o Observatório Brasileiro das Desigualdades – relatório 2024, estudo do Observatório das Desigualdades que compõe os trabalhos do Pacto. Nele são analisados 42 indicadores que registram a complexidade das condições de vida da população. Todas as organizações comprometidas com o combate às desigualdades podem participar e contribuir com os resultados impulsionando os desdobramentos políticos que o Pacto pretende articular para uma sociedade justa.

Veja a programação da Semana de Combate às Desigualdades

Dia 26, segunda-feira Formato: online
Horário a confirmar | Lançamento dos resultados da pesquisa “Desenvolvimento solidário nas periferias metropolitanas” (Instituto Paul Singer, Fundação Tide Setubal e Secretaria Nacional de Periferias)

Dia 27, terça-feira Formato hibrido: online e presencial
14h | Evento na Câmara dos Deputados (Auditório Freitas Nobre) Lançamento Anual do Observatório Brasileiro das Desigualdades – Relatório 2024 (Frente Parlamentar pelo Combate às Desigualdades) e Lançamento Pesquisa Nacional sobre Desigualdades (Instituto Cidades Sustentáveis e IPEC)

Dia 28, quarta-feira Formato: presencial
9h30 Palácio do Planalto
Lançamento Anual do Observatório Brasileiro das Desigualdades – Relatório 2024- Avanços e Perspectivas (Conselhão)
15h | Pactuação Interfederativa pelo Combate às Desigualdades – Reunião Extraordinária da Câmara Temática 3 do Conselho da Federação: Políticas Sociais e Combate às Desigualdades (ABM: Associação Brasileira de Municípios)

Dia 29, quinta-feira Formato: presencial
Manhã | Lançamento do Monitor da Violência Política de Gênero (Instituto Alziras e Ministério da Igualdade Racial – a confirmar)

A iniciativa também divulga diferentes guias produzidos por organizações do Pacto para municípios, sindicatos e empresas que desejem atuar no combate às desigualdades. Acesse aqui.

Array