O podcast pode ser uma ferramenta interessante para apoiar ações educativas voltadas aos jovens. O formato e a linguagem podem ser adaptados aos temas de interesse das juventudes. Além disso, o áudio pode ser acessado durante o tempo gasto em transporte público, por exemplo. As organizações sociais e profissionais que atuam na mediação com jovens podem propor debates a partir da escuta de podcasts. É uma maneira de ampliar o repertório e a consciência crítica sobre diferentes temáticas e assuntos. Veja aqui uma seleção de podcasts voltados para as juventudes.

Essa Geração é uma série de podcasts produzida pela Fundação Tide Setubal que apresenta conflitos, dilemas e as diferentes estratégias que jovens de diferentes partes do país usam para pensar futuro e democracia. Ouça aqui.

O Corre, série produzida em parceria com a Tô no Rumo da Ação Educativa com foco nas juventudes das quebradas. Aborda temas como trabalho, educação e saúde mental. Ouça aqui.

Angu de Grilo, apresentado por Flavia Oliveira e Isabela Reis, é um podcast que aborda temas atuais da realidade brasileira na visão das duas gerações: mãe e filha. Ouça aqui.

Se organiza, bonita! aborda como a memória é fundamental para a construção da consciência crítica. Ouça aqui.

Favela e Ciência, produzido pela Fiocruz no âmbito do Projeto Jovens Investigadores,  aborda a produção do conhecimento em territórios periféricos a partir da visão e desafios dos jovens de ensino médio de periferias e territórios populares. Ouça aqui.

FavelaPod é o podcast do Observatório de Favelas. A série FavelaPod Democratizar apresenta uma diversidade de iniciativas que promovem transformação social nos territórios periféricos.

Fala, UNFPA é produzido pelo Fundo de População da ONU no Brasil  e apresenta debates sobre juventude, saúde sexual e reprodutiva, equidade de gênero, raça e etnia. Ouça aqui o episódio 19 sobre o retrato da pobreza menstrual no Brasil.

 

Array