Os resultados do trabalho de mais de 30 anos de atuação do Instituto Dara e da aplicação do Plano de Ação Familiar – PAF, tecnologia social pioneira no combate intersetorial à pobreza desenvolvida pela Instituição e premiada internacionalmente, inspiraram muitas organizações pelo mundo. 

A tecnologia social do PAF é continuamente aprimorada com o apoio de diversas organizações, nacionais ou internacionais, e esse trabalho tem transformado a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

Em 2014, Tracey Chambers, co-fundadora do The Clothing Bank, levou a tecnologia social do PAF para a África do Sul. Com a colaboração de Laura Bergh,  líder do Movimento Greenlight, a metodologia foi adaptada ao contexto sul-africano e compartilhada com muitas outras organizações sem fins lucrativos. The Greenlight Movement já conectou e transferiu conhecimento para cerca de 120 organizações sem fins lucrativos que hoje replicam a metodologia do PAF pela África.

Conheça mais sobre o Greenlight Movement no website: http://www.greenlightmovement.org.za/

Em 2021, por intermédio de uma consultoria, compartilhamos nossa metodologia com a organização Girl Move. As girlmovers são profissionais das áreas de medicina, psicologia, educação, direito, entre outras, que, mediante programas de capacitação, alavancam seu talento para o desenvolvimento mais sustentável de Moçambique. Através delas, o Dara foi convidado a dar uma palestra na Universidade de Lúrio, para alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde, compartilhando nossa experiência prática com os determinantes sociais da saúde.

Em parceria com a Universidade de Maryland, além da transferência e aplicação do Plano de Ação Familiar (PAF) nas comunidades vulneráveis de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, buscamos estudar a adaptabilidade do PAF em um contexto cultural diferente e mensurar o impacto do programa no desenvolvimento humano e no combate ao isolamento social.

“A Universidade de Maryland em Baltimore, EUA, tem a honra de trabalhar com o Instituto Dara num projeto, ‘Family Social Inclusion: Global Learning from Brazil to Baltimore’. Adaptar culturalmente o programa bem estabelecido do Brasil, em Baltimore, tem sido emocionante e recompensador. O Instituto Dara superou todas as nossas expectativas, consistentemente se reunindo conosco e nos impulsionando para a excelência. Sabemos que nosso programa também construirá inclusão social para as famílias e crianças mais vulneráveis porque tivemos essa oportunidade de nos conectar com o Instituto Dara.”    Dra. Yolanda Ogbolu

O Instituto Dara é uma das organizações fundadoras do movimento internacional Catalyst 2030. As organizações participantes reconhecem
a nossa metodologia como a pioneira no mundo a praticar uma abordagem centrada no indivíduo.

O HUB Dara é isso: uma rede que conecta pessoas, ideias e organizações para compartilhar conhecimentos que possam ampliar ainda mais os impactos na promoção da saúde, no desenvolvimento humano e fortalecer o ecossistema de combate à pobreza.   

Vem fazer parte da nossa rede!

Array